PAUTA DO ENCONTRO
DE PROFESSORES COORDENADORES
CICLO I
Data/ Horário: 29.06.2010 – das 8h-17h
Local: EE Plínio Damasco Penna
(R.Gal.Ulhôa Cintra, 37 – V.Bancária)
Objetivos
• Propiciar análise dos mapas de sondagem e possíveis encaminhamentos/ações a serem traçadas pelas UE para que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita e, consequentemente, em suas aprendizagens.
• Reconhecer a importância de realizar a devida articulação entre as expectativas de aprendizagens para o Ciclo I e os dados apresentados nos mapas de sondagem da UE.
• Fornecer subsídios para a elaboração de um plano emergencial que potencialize as aprendizagens dos alunos.
Desenvolvimento
1ª Atividade: Leitura: “A última crônica” (Fernando Sabino)
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
2ªAtividade: Trabalho em grupo: análise de uma situação-problema
Imagine que, após a 3ª sondagem realizada na escola X, o Professor Coordenador da escola decide realizar uma reunião com os professores, a fim de discutir os dados obtidos no 1º semestre, bem como traçar as ações para o avanço das aprendizagens dos alunos. Considerando-se que a escola apresenta resultados medianos, mas em todas as séries/anos possui alunos em todas as hipóteses de escrita, reflita:
a) Quais aspectos devem ser discutidos junto aos professores?
b) De que modo as informações contidas nos mapas de sondagem podem ser analisadas pela equipe docente?
c) O que deve ser priorizado neste momento?
d) O que propor para que os professores das diferentes séries/anos possam potencializar a sua prática pedagógica?
OBS.: Cada uma das questões devem ser discutidas, sendo que a síntese dessas reflexões deve ser registrada e apresentada no momento da socialização.
3ª Atividade: Retomada das expectativas de aprendizagem
Resgate das metas instituídas pela SEE/SP:
Alfabetizar até 2010 todos os alunos com 8 anos de idade do Ensino Fundamental e promover a recuperação das aprendizagens de leitura e escrita dos alunos de todos as séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
Metas curtas para a 1ª série/ 2º ano – estabelecidas por bimestre:
Nenhum aluno em hipótese de escrita pré-silábica ao término do 1º bimestre;
Nenhum aluno com hipótese escrita silábica sem valor sonoro convencional ao término do 2º bimestre;
Nenhum aluno com hipótese de escrita silábica com valor convencional ao término do 3º bimestre;
Ao final do 4º bimestre, todos os alunos alfabéticos.
4ª Atividade: Reflexão sobre a importância de um bom planejamento
Leitura compartilhada do texto: PLANEJAR É PRECISO – Anexo I (Guia de Estudo para o horário de trabalho coletivo – Bloco I – Texto 2 – pp. 22-25)
5ª Atividade: Análise dos resultados apresentados nos mapas de sondagem.
Cada Professor Coordenador, de posse dos mapas de sondagem da sua U.E., refletirá sobre:
a) Quais os pontos sensíveis do mapa de sondagem, ou seja, aqueles que merecem uma atenção especial para que consigam alcançar as metas propostas até o final deste ano?
b) Que ações adotar para potencializar a prática dos professores?
c) O que discutir/ refletir com a equipe docente no momento de replanejamento?
Trabalho Pessoal: Elaborar um Plano de Ação Emergencial para a sua U.E., tendo em vista as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo, no que se refere ao processo de aquisição da escrita e da leitura. Entregar na Oficina Pedagógica até 08.07.2010 (assinado pelo Professor Coordenador e pelo Diretor).