PAUTA DO DIA 29/06

PAUTA DO ENCONTRO
DE PROFESSORES COORDENADORES
CICLO I


Data/ Horário: 29.06.2010 – das 8h-17h
Local: EE Plínio Damasco Penna
(R.Gal.Ulhôa Cintra, 37 – V.Bancária)

Objetivos

• Propiciar análise dos mapas de sondagem e possíveis encaminhamentos/ações a serem traçadas pelas UE para que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita e, consequentemente, em suas aprendizagens.

• Reconhecer a importância de realizar a devida articulação entre as expectativas de aprendizagens para o Ciclo I e os dados apresentados nos mapas de sondagem da UE.

• Fornecer subsídios para a elaboração de um plano emergencial que potencialize as aprendizagens dos alunos.

Desenvolvimento

1ª Atividade: Leitura: “A última crônica” (Fernando Sabino)
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

2ªAtividade: Trabalho em grupo: análise de uma situação-problema

Imagine que, após a 3ª sondagem realizada na escola X, o Professor Coordenador da escola decide realizar uma reunião com os professores, a fim de discutir os dados obtidos no 1º semestre, bem como traçar as ações para o avanço das aprendizagens dos alunos. Considerando-se que a escola apresenta resultados medianos, mas em todas as séries/anos possui alunos em todas as hipóteses de escrita, reflita:

a) Quais aspectos devem ser discutidos junto aos professores?

b) De que modo as informações contidas nos mapas de sondagem podem ser analisadas pela equipe docente?

c) O que deve ser priorizado neste momento?

d) O que propor para que os professores das diferentes séries/anos possam potencializar a sua prática pedagógica?


OBS.: Cada uma das questões devem ser discutidas, sendo que a síntese dessas reflexões deve ser registrada e apresentada no momento da socialização.

3ª Atividade: Retomada das expectativas de aprendizagem

Resgate das metas instituídas pela SEE/SP:

Alfabetizar até 2010 todos os alunos com 8 anos de idade do Ensino Fundamental e promover a recuperação das aprendizagens de leitura e escrita dos alunos de todos as séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Metas curtas para a 1ª série/ 2º ano – estabelecidas por bimestre:

Nenhum aluno em hipótese de escrita pré-silábica ao término do 1º bimestre;

Nenhum aluno com hipótese escrita silábica sem valor sonoro convencional ao término do 2º bimestre;

Nenhum aluno com hipótese de escrita silábica com valor convencional ao término do 3º bimestre;

Ao final do 4º bimestre, todos os alunos alfabéticos.

4ª Atividade: Reflexão sobre a importância de um bom planejamento

Leitura compartilhada do texto: PLANEJAR É PRECISO – Anexo I (Guia de Estudo para o horário de trabalho coletivo – Bloco I – Texto 2 – pp. 22-25)

5ª Atividade: Análise dos resultados apresentados nos mapas de sondagem.

Cada Professor Coordenador, de posse dos mapas de sondagem da sua U.E., refletirá sobre:

a) Quais os pontos sensíveis do mapa de sondagem, ou seja, aqueles que merecem uma atenção especial para que consigam alcançar as metas propostas até o final deste ano?

b) Que ações adotar para potencializar a prática dos professores?

c) O que discutir/ refletir com a equipe docente no momento de replanejamento?

Trabalho Pessoal: Elaborar um Plano de Ação Emergencial para a sua U.E., tendo em vista as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo, no que se refere ao processo de aquisição da escrita e da leitura. Entregar na Oficina Pedagógica até 08.07.2010 (assinado pelo Professor Coordenador e pelo Diretor).