Objetivos:
- Refletir sobre as especificidades de um Plano de Ação Emergencial;
- Discutir e analisar a pertinência e eficácia de ações pedagógicas previamente selecionadas;
- Elencar ações pedagógicas que possibilitem o aprendizado dos alunos que se encontram aquém das expectativas de aprendizagem propostas para a série e, a partir dessas, eleger três ações a serem realizadas nas escolas por toda a equipe.
- Conceito de Plano Emergencial ( O que è ?);
- Ações pedagógicas eficientes;
- Planejamento de ações para o alcance de metas.
Desenvolvimento
1ª atividade: Leitura realizada pela formadora:
Texto: "O homem que espalhou o deserto", autor: Ignácio de Loyola Brandão, coleção: Para gostar de ler - vol.8 - Contos. Editora Ática.
2ª atividade: Em grupo: Análise de situação problema. Parte A: Discussão e registro, Parte B: Socialização.
3ª atividade: A integração família/escola.
Parte A: Vídeo Nova Escola, Profª Dra. Heloísa Szymansky.
Parte B: Discussão - Qual o papel da família no processo de alfabetização e até que ponto ela interfere na atuação do professor?
4ª atividade: Leitura compartilhada do texto: " Se a maioria da classe vai bem e alguns não, estes devem receber ajuda pedagógica" ( Telma Weisz - Guia de Estudo para o HTPC - Bloco 6 - Texto 18).
5ª atividade: Conceitualização de um Plano Emergencial (Apresentação de PPT)
- Objetivo
- Principais aspectos.
6ª atividade: Em grupo - Que ações podem ser concideradas eficientes e eficazes para que um plano de ação emergencial possa alcançar o seu objetivo? Descreva-as.
7ª atividade: Dentre as ações apresentadas pelos grupos, eleger 3 para serem adotadas pelas escolas.
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