sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Formação de PC dia 30/09 - Faculdades Anhanguera




Objetivos



- Reunir os Professores Coordenadores por grupo de atuação dos PCOP a fim de aprofundar as discussões sobre as ações emergencias da Equipe do Ler e Escrever.

- Tratar dos assuntos referentes aos instrumentos reflexivos dos Professores Coordenadores.

- Refletir sobre a importância do uso de instrumento de observação a ser utilizado nas visitas às salas de aulas


Conteúdos


- Ações da Equipe do Ler e Escrever: Recuperação Paralela e Contínua; visitas às escolas e acompanhamento do trabalho do Professor Coordenador na escola.

- Visitas às salas de aulas: utilização do instrumento de observação.


- Registros reflexivos (visitas, HTPC, devolutiva ao professor,...).


Desenvolvimento:


1ª atividade:

• Socializar e discutir os roteiros de acompanhamento utilizados pelos PC nas visitas às salas de aula, garantindo uma troca de ideias para complementar e/ou criar um instrumento mais eficiente para as próximas visitas.

• Apresentação de sugestão de roteiro de acompanhamento em sala de aula para apreciação dos PC.

• Mostra de PPT sobre roteiro de acompanhamento.

2ª atividade:


• A partir das ações observadas na apresentação, discutir quais documentos instrucionais (ata e pauta de HTPC, roteiro de observação das salas de aula, registros reflexivos, rotinas de PC e professor) podem auxiliar o PC em sua rotina? E quais deles auxiliarão os PCOP nas visitas?

3ª atividade


•O que é um registro reflexivo?


•Sugestões para formato de registro reflexivo.


•Texto: A importância do registro na formação de professores. Leitura e discussão.


•Levantamento pelos PCOP de assuntos a serem discutidos com relação ao plano emergencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário