Objetivos
- Reunir os Professores Coordenadores por grupo de atuação dos PCOP a fim de aprofundar as discussões sobre as ações emergencias da Equipe do Ler e Escrever.
- Tratar dos assuntos referentes aos instrumentos reflexivos dos Professores Coordenadores.
- Refletir sobre a importância do uso de instrumento de observação a ser utilizado nas visitas às salas de aulas
Conteúdos
- Ações da Equipe do Ler e Escrever: Recuperação Paralela e Contínua; visitas às escolas e acompanhamento do trabalho do Professor Coordenador na escola.
- Visitas às salas de aulas: utilização do instrumento de observação.
- Registros reflexivos (visitas, HTPC, devolutiva ao professor,...).
Desenvolvimento:
1ª atividade:
• Socializar e discutir os roteiros de acompanhamento utilizados pelos PC nas visitas às salas de aula, garantindo uma troca de ideias para complementar e/ou criar um instrumento mais eficiente para as próximas visitas.
• Apresentação de sugestão de roteiro de acompanhamento em sala de aula para apreciação dos PC.
• Mostra de PPT sobre roteiro de acompanhamento.
2ª atividade:
• A partir das ações observadas na apresentação, discutir quais documentos instrucionais (ata e pauta de HTPC, roteiro de observação das salas de aula, registros reflexivos, rotinas de PC e professor) podem auxiliar o PC em sua rotina? E quais deles auxiliarão os PCOP nas visitas?
3ª atividade
•O que é um registro reflexivo?
•Sugestões para formato de registro reflexivo.
•Texto: A importância do registro na formação de professores. Leitura e discussão.
•Levantamento pelos PCOP de assuntos a serem discutidos com relação ao plano emergencial.
- Reunir os Professores Coordenadores por grupo de atuação dos PCOP a fim de aprofundar as discussões sobre as ações emergencias da Equipe do Ler e Escrever.
- Tratar dos assuntos referentes aos instrumentos reflexivos dos Professores Coordenadores.
- Refletir sobre a importância do uso de instrumento de observação a ser utilizado nas visitas às salas de aulas
Conteúdos
- Ações da Equipe do Ler e Escrever: Recuperação Paralela e Contínua; visitas às escolas e acompanhamento do trabalho do Professor Coordenador na escola.
- Visitas às salas de aulas: utilização do instrumento de observação.
- Registros reflexivos (visitas, HTPC, devolutiva ao professor,...).
Desenvolvimento:
1ª atividade:
• Socializar e discutir os roteiros de acompanhamento utilizados pelos PC nas visitas às salas de aula, garantindo uma troca de ideias para complementar e/ou criar um instrumento mais eficiente para as próximas visitas.
• Apresentação de sugestão de roteiro de acompanhamento em sala de aula para apreciação dos PC.
• Mostra de PPT sobre roteiro de acompanhamento.
2ª atividade:
• A partir das ações observadas na apresentação, discutir quais documentos instrucionais (ata e pauta de HTPC, roteiro de observação das salas de aula, registros reflexivos, rotinas de PC e professor) podem auxiliar o PC em sua rotina? E quais deles auxiliarão os PCOP nas visitas?
3ª atividade
•O que é um registro reflexivo?
•Sugestões para formato de registro reflexivo.
•Texto: A importância do registro na formação de professores. Leitura e discussão.
•Levantamento pelos PCOP de assuntos a serem discutidos com relação ao plano emergencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário