PAUTA DO ENCONTRO
DE PROFESSORES COORDENADORES
CICLO I
Local: E E Plínio Damasco Penna
Data: 18.10.2010
Horário: das 8h às 17h
Objetivos
- Refletir sobre a importância do uso de instrumentos de observação a ser utilizado nas visitas às salas de aula.
- Analisar as atividades indicadas nos planos emergencias e realizadas nas escolas.
- Orientar sua execução, substituição, ampliação, etc conforme o caso e para o tratamento desses conteúdos na formação dos professores de modo a promover avanços nas aprendizagens dos alunos que ainda não escrevem alfabeticamente.
Contextualização da pauta
Visto que estamos entrando no último bimestre do ano, foi solicitado/orientado pela CENP que todas as escolas que têm alunos da 2ª série e seguintes que ainda não escrevem alfabeticamente elaborassem um Plano Emergencial para priorizar o atendimento a esses alunos e suas necessidades de aprendizagem, fazendo todo o possível para que avancem.
Esse Plano implica ações que vão desde a organização diferenciada dos alunos até a definição das melhores situações de aprendizagem para cada um. É destas que trataremos neste encontro: situações didáticas que podem fazer esses alunos avançarem e a contribuições dos PC para que aconteçam.
Nosso foco principal (mas não exclusivo) são as turmas de 2ª série/3º ano
Desenvolvimento
1ª atividade: Leitura feita pela formadora –“O Marajá” Luiz Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na Escola
2ª atividade: Exibição do vídeo “Pensando em voz alta”
Encaminhamentos:
• Assistiremos a duas situações didáticas com foco na análise e reflexão sobre o sistema de escrita. Na sequência, vocês terão como tarefa descrever a atividade de modo que uma professora possa realizá-la sem ter assistido ao vídeo
3ª atividade: Escrita da descrição de uma das atividades exibidas
Encaminhamentos:
• Divididos em dois grupos fazer, por escrito, a descrição/orientação de uma das atividades. Um grupo fará a descrição de uma atividade e o outro grupo fará da outra.
• Após a elaboração da 1ª versão da descrição, juntar-se a outro grupo para elaborara uma versão final, que será apresentada em plenária e discutida por todos. A última versão de cada atividade será socializada e analisada em conjunto por todo o grupo.
4ª atividade: Socialização das descrições
Encaminhamentos:
• Cada grupo apresenta sua descrição escrita
• Discutir se as descrições estão suficientes, se atendem a comanda “descrever a atividade de modo que uma professora possa realizá-la sem ter assistido ao vídeo” ou se precisam de algum ajuste final.
5ª atividade: Análise de atividades decorrentes nos Planos Emergenciais das escolas
Encaminhamentos:
Os Planos emergenciais das escolas trouxeram as seguintes propostas de atividades para que os alunos avancem em relação ao sistema de escrita:
a) Frente a essa lista, vamos discutir juntos:
• Quais não atendem as condições didáticas para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita.
• Quais atendem mas não são as mais adequadas para uma situação como essa, emergencial?
b) Para sistematizar a discussão vamos organizar coletivamente um quadro contendo as principais orientações, possibilidades de ajuste ou não das atividades fazendo, sempre que possível, um paralelo com as atividades exibidas em vídeo.