quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Formação de PC dia 18/10/10




PAUTA DO ENCONTRO
DE PROFESSORES COORDENADORES
CICLO I

Local: E E Plínio Damasco Penna
Data: 18.10.2010
Horário: das 8h às 17h

Objetivos

- Refletir sobre a importância do uso de instrumentos de observação a ser utilizado nas visitas às salas de aula.
- Analisar as atividades indicadas nos planos emergencias e realizadas nas escolas.
- Orientar sua execução, substituição, ampliação, etc conforme o caso e para o tratamento desses conteúdos na formação dos professores de modo a promover avanços nas aprendizagens dos alunos que ainda não escrevem alfabeticamente.

Contextualização da pauta

Visto que estamos entrando no último bimestre do ano, foi solicitado/orientado pela CENP que todas as escolas que têm alunos da 2ª série e seguintes que ainda não escrevem alfabeticamente elaborassem um Plano Emergencial para priorizar o atendimento a esses alunos e suas necessidades de aprendizagem, fazendo todo o possível para que avancem.
Esse Plano implica ações que vão desde a organização diferenciada dos alunos até a definição das melhores situações de aprendizagem para cada um. É destas que trataremos neste encontro: situações didáticas que podem fazer esses alunos avançarem e a contribuições dos PC para que aconteçam.
Nosso foco principal (mas não exclusivo) são as turmas de 2ª série/3º ano


Desenvolvimento


1ª atividade: Leitura feita pela formadora –“O Marajá” Luiz Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na Escola

2ª atividade: Exibição do vídeo “Pensando em voz alta”

Encaminhamentos:

• Assistiremos a duas situações didáticas com foco na análise e reflexão sobre o sistema de escrita. Na sequência, vocês terão como tarefa descrever a atividade de modo que uma professora possa realizá-la sem ter assistido ao vídeo

3ª atividade: Escrita da descrição de uma das atividades exibidas

Encaminhamentos:

• Divididos em dois grupos fazer, por escrito, a descrição/orientação de uma das atividades. Um grupo fará a descrição de uma atividade e o outro grupo fará da outra.

• Após a elaboração da 1ª versão da descrição, juntar-se a outro grupo para elaborara uma versão final, que será apresentada em plenária e discutida por todos. A última versão de cada atividade será socializada e analisada em conjunto por todo o grupo.

4ª atividade: Socialização das descrições

Encaminhamentos:


• Cada grupo apresenta sua descrição escrita

• Discutir se as descrições estão suficientes, se atendem a comanda “descrever a atividade de modo que uma professora possa realizá-la sem ter assistido ao vídeo” ou se precisam de algum ajuste final.


5ª atividade: Análise de atividades decorrentes nos Planos Emergenciais das escolas

Encaminhamentos:
Os Planos emergenciais das escolas trouxeram as seguintes propostas de atividades para que os alunos avancem em relação ao sistema de escrita:

a) Frente a essa lista, vamos discutir juntos:

• Quais não atendem as condições didáticas para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita.

• Quais atendem mas não são as mais adequadas para uma situação como essa, emergencial?

b) Para sistematizar a discussão vamos organizar coletivamente um quadro contendo as principais orientações, possibilidades de ajuste ou não das atividades fazendo, sempre que possível, um paralelo com as atividades exibidas em vídeo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário