domingo, 29 de agosto de 2010

Leitura compartilhada


Ursinhos
A fábula da águia e da galinha

Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: "Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia."

"De fato", disse o homem. "É uma águia. Mas eu criei como galinha. Ela não é mais águia.É uma galinha como as outras."

"Não", retrucou o naturalista. "Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. E este coração a fará um dia voar às alturas".

"Não", insistiu o camponês. "Ela virou uma galinha e jamais voará como águia".

Então, decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia. Ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse: "Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!"

A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou: "Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!".

"Não", tornou a insistir o naturalista. "Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã."

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: " Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!"

Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.

O camponês sorriu e voltou à carga: "Eu havia lhe dito, ela virou uma galinha!".

"Não", respondeu firmemente o naturalista. "Ela é uma águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar."

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: "Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!"

A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente em direção ao sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e a voar cada vez mais alto. Voou. E nunca mais retornou.

Leonardo Boff

(Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- Letra e Vida- Módulo 2)


3º Encontro de Diretores com Supervisores do programa Ler e Escrever 19/08/10

Ursinhos
Objetivos do encontro:
  • Compreender ou aprofundar os conhecimentos sobre a lógica do material do Programa Ler e Escrever (modalidades organizativas) e sua relação com as expectativas de aprendizagem de produção textual;
  • Estabelecer relações entre as orientações didáticas do projeti "Confabulando com fábulas" com a concepção de ensino e aprendizagem que norteia o Programa Ler e Escrever.

Leitura pela PCOP Luciana Fakri: "A fábula da águia e da galinha" (Leonardo Boff)- Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- "Letra e Vida".

Atividade 1- Análise do Projeto "Confabulando com fábulas"- 3ª série/ 4º ano

Objetivo da atividade: Voltar-se para o material para compreender a organização e a sua relação com as expectativas de aprendizagem de produção textual.

a)Apresentação do quadro geral de organização do projeto - páginas 41 e 42 para uma análise geral (retomada da tarefa);

b)Organizados em grupos, analisar o encaminhamento didático da atividade 2C a partir da seguinte questão: O que justifica fazer atividade de leitura compartilhada da fábula nesse momento do projeto didático?

Questões para fechamento:

  • Será que atividades de leitura com essa função estão dentro da sala de aulas de suas escolas?
  • Quais são as situações de leitura que estão garantidas em suas escolas?
  • Quais intervenções que os gestores poderão fazer para garantir essas situações de leitura?

Atividade 2- Análise do projeto "Confabulando com fábulas"

Objetivo da atividade: Estabelecer relações entre as orientações didáticas do projeto com a concepção de ensino e aprendizagem que norteia o Programa Ler e Escrever.

a) Organizados em grupos, analisem algumas atividades das etapas 3,4,e 5 do projeto didático "Confabulando com fábulas"- 3ª série/ 4º ano (3A-3B/4B-4C/Etapa 5):

  • Ler as atividades e listar quais são os encaminhamentos fundamentais para garantir a aprendizagem da produção textual, estabelecendo relações com as expectativas de aprendizagem;
  • Voltar para o índice do livro e analisar quais são os projetos didáticos e as sequências de atividades presentes no material e concluir como ele está organizado.

b) Quais as vantagens de se trabalhar com projetos de leitura e produção de texto?

  • Fazer relação entre o que está sendo ensinado nos projetos didáticos e nas sequências com a progressão das expectativas de aprendizagem para as 4ª séries.

Atividade 3: Avaliação do encontro.

Supervisoras responsáveis: Eliane Simões e Yara Martins

PCOP participante do encontro: Luciana Fakri

domingo, 22 de agosto de 2010

FORMAÇÃO DE PCs

Reunião de formação do "Ler e Escrever"
data: 23/08/10, das 8h às 17h
Local: EE Padre Manoel da Nóbrega, Av. Itaberaba, 145, Freguesia do Ó.

Participando do HTPC

Nesta terça-feira, dia 17/08, a EE Dr. Genésio de Almeida Moura, contou com a visita da supervisora Eliane, das PCOPs Gleide Celma, Joana Macedo e Luciana Fakri. Participaram do HTPC juntamente com a equipe gestora e os professores, onde puderam colaborar com os mesmos, analisando e refletindo sobre a prática pedagógica.
Agradecemos a escola pela disponibilidade e atenção em nos receber.

Visita de acompanhamento Ler e Escrever


Na quinta-feira, dia 12/08, a EE Prof. Galdino Lopes Chagas, recebeu a visita de nossa formadora Valquíria Pereira acompanhada das PCOPs Joana Macedo e Luciana Fakri. A visita tinha como objetivo acompanhar o programa Ler e Escrever.
Agradecemos a escola pela disponibilidade e atenção em nos receber.

domingo, 15 de agosto de 2010

Agradecimentos


Gostaríamos de agradecer a equipe gestora e os professores da EE Dr. Augusto de Macedo Costa,que nos recebeu no dia 10/08. Além de visitar a escola pudemos participar do HTPC, fortalecendo nossa parceria e tentando cada vez mais auxiliar em suas dificuldades.

Participaram da visita os PCOPs João Bedore, Lilian Pessôa, Luciana Fakri e supervisora Yara.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

SARESP - CICLO I

OT de preparação para o Dia do Saresp nas escolas

data: 11/08/2010
Público alvo: Supervisores, diretores e professores coordenadores- Ciclos I, II e Ensino Médio.
Local: Faculdades Anhanguera- Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 3305, Pirituba/SP. Fone: 3512- 8400.
Horário: Setores 1 e 2, das 8:30h às 12:30h, Setores 3 e 4, das 13:30h às 17:30h, verificar na Circular nº 31 (06/08).
Responsáveis: Supervisor Militino e PCOPs.

domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais


Hoje, domingo, dia 08/08/10, é uma data muito importante. É dia dos pais, e neste dia gostaríamos de prestar nossa singela homenagem a todos que desempenham este maravilhoso papel. Parabéns papais!!!!!


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Encontro de formação do dia 02/08/10





Nesta segunda-feira, 02/08/10, os PCs reuniram-se na EE Plínio Damasco Penna, onde participaram de estudos relacionados ao PIC ( PCOPs Gleide Celma e Luciana Fakri), Matemática (PCOPs João Bedore e Lilian Pessôa) e com a formadora Valquíria Pereira continuaram sua formação dentro do Programa Ler e Escrever.
Confira a pauta do PIC e da Matemática.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aconteceu...




Dia 30/07, sexta-feira, na Diretoria Norte 1, aconteceu uma reunião ordinária com os diretores do Ciclo I.
Durante esta reunião, os presentes puderam participar de uma palestra para a melhoria da gestão, intitulada: "Liderança na Gestão", ministrada pelo prof. Michel Abou Assali, dirigente regional de ensino.