domingo, 29 de agosto de 2010

3º Encontro de Diretores com Supervisores do programa Ler e Escrever 19/08/10

Ursinhos
Objetivos do encontro:
  • Compreender ou aprofundar os conhecimentos sobre a lógica do material do Programa Ler e Escrever (modalidades organizativas) e sua relação com as expectativas de aprendizagem de produção textual;
  • Estabelecer relações entre as orientações didáticas do projeti "Confabulando com fábulas" com a concepção de ensino e aprendizagem que norteia o Programa Ler e Escrever.

Leitura pela PCOP Luciana Fakri: "A fábula da águia e da galinha" (Leonardo Boff)- Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- "Letra e Vida".

Atividade 1- Análise do Projeto "Confabulando com fábulas"- 3ª série/ 4º ano

Objetivo da atividade: Voltar-se para o material para compreender a organização e a sua relação com as expectativas de aprendizagem de produção textual.

a)Apresentação do quadro geral de organização do projeto - páginas 41 e 42 para uma análise geral (retomada da tarefa);

b)Organizados em grupos, analisar o encaminhamento didático da atividade 2C a partir da seguinte questão: O que justifica fazer atividade de leitura compartilhada da fábula nesse momento do projeto didático?

Questões para fechamento:

  • Será que atividades de leitura com essa função estão dentro da sala de aulas de suas escolas?
  • Quais são as situações de leitura que estão garantidas em suas escolas?
  • Quais intervenções que os gestores poderão fazer para garantir essas situações de leitura?

Atividade 2- Análise do projeto "Confabulando com fábulas"

Objetivo da atividade: Estabelecer relações entre as orientações didáticas do projeto com a concepção de ensino e aprendizagem que norteia o Programa Ler e Escrever.

a) Organizados em grupos, analisem algumas atividades das etapas 3,4,e 5 do projeto didático "Confabulando com fábulas"- 3ª série/ 4º ano (3A-3B/4B-4C/Etapa 5):

  • Ler as atividades e listar quais são os encaminhamentos fundamentais para garantir a aprendizagem da produção textual, estabelecendo relações com as expectativas de aprendizagem;
  • Voltar para o índice do livro e analisar quais são os projetos didáticos e as sequências de atividades presentes no material e concluir como ele está organizado.

b) Quais as vantagens de se trabalhar com projetos de leitura e produção de texto?

  • Fazer relação entre o que está sendo ensinado nos projetos didáticos e nas sequências com a progressão das expectativas de aprendizagem para as 4ª séries.

Atividade 3: Avaliação do encontro.

Supervisoras responsáveis: Eliane Simões e Yara Martins

PCOP participante do encontro: Luciana Fakri

Nenhum comentário:

Postar um comentário